Nas ruas da Bahia percebem-se os traços do perfil cultural africano, trazidos principalmente de Angola, Benin, Guiné, Nigéria, Togo, dando ao negro a condição de um forte agente modificador da cultura baiana, tendo o seu legado agregado à herança colonial com elementos trazidos por Portugal, Espanha, Holanda, França e Itália, e aos costumes indígenas, formando assim a cultura indígena-afrobarroca.

BAHIA PROFUNDA é um programa de cooperação artística, científica e cultural entre Brasil e Portugal que resulta em oferta turística para os dois países. O programa envolve a participação de diversos países cujas culturas contribuíram diretamente no processo de formação da cultura brasileira no geral, e da baiana em particular, tendo por finalidade possibilitar o conhecimento dos aspectos das culturas europeia, africanas e indígenas que confluem para o modo de vida do povo brasileiro. Através do intercâmbio científico e cultural a população de ambos os países poderão entrar em contato com valores culturais embrionários da cultura afro-barroca que se encontram adormecidos e arquivados. Para este resgate, e, consequente oferta turística, é necessário um mergulho no passado, identificando a contribuição dos países que povoaram o Brasil. Dessa forma, acredita-se que seja relevante apresentar a sociedade este legado riquíssimo, por meio de uma série de atividades que culminam com uma grande mostra cultural construída sob uma perspectiva turística antropológica. Colocando em diálogo as artes cênicas, o audiovisual, a música, as artes visuais, o patrimônio cultural e as ciências sociais pretendemos construir um legado inclusivo em torno da dinâmica das culturas. O projeto é de autoria de Mateus Aleluia Lima, cantor, compositor e pesquisador.

O programa prevê a criação de uma casa de promoção da cultura brasileira e baiana em Lisboa onde acontecerão ao longo de um ano diversas atividades artísticas, científicas e culturais: exposição e apresentação de trabalhos artísticos, residência de artistas com desenvolvimento de trabalho de formação voltada ao público europeu; apresentação de trabalhos acadêmicos-científicos em torno dos aspectos de interesse do programa; mostras de cinema; espetáculos teatrais e musicais, rodas de conversa. A programação desenvolvida ao longo de um ano convergirá para uma grande mostra cultural que acontecerá em duas edições: uma no Brasil, em Salvador, a primeira capital do país, e a segunda edição que será realizada em Lisboa. Em Salvador o projeto realiza-se no primeiro semestre e em Lisboa no segundo semestre. A Mostra Cultural amplia o diálogo das culturas brasileira e portuguesa com os diversos países africanos e europeus que contribuíram e contribuem de forma convergente para a complexidade da dinâmica cultural brasileira, proporcionando um ambiente inclusivo que reflete a vitalidade do nosso pensamento, arte e cultura.

Objetivo principal

Consolidar o Bahia Profunda nos calendários comemorativos do Brasil e de Portugal, onde todo o acervo antropológico, etnológico, lingüístico e cultural dos países e povos que contribuíram para a formação da cultura baiana, serão exibidos, numa perspectiva de ‘museu’ e ‘maratona artística cultural’ dentro da perspectiva: cultura x meio ambiente = turismo.

Objetivos específicos

– Efetivar um programa de cooperação artística, científica e cultural entre Brasil e Portugal;

– Apresentar a Bahia como grande polo de turismo científico cultural;

– Realizar uma mostra cultural reunindo expressões artísticas culturais dos povos e países que contribuíram na formação da cultura baiana como; Angola, Guiné, Nigéria, Togo, Benim, Portugal, Espanha, Holanda, França, Alemanha e Itália;

– Intensificar o intercâmbio entre os países que povoaram e contribuíram para a formação da cultura brasileira;

– Fortalecer a cultura afro-barroca;

– Gerar emprego e renda para profissionais das áreas de artes, turismo/hotelaria, e cultura, e de forma indireta para os profissionais das áreas adjacentes como; transporte, segurança, infraestrutura, limpeza urbana de ambos os países.

Resultados esperados

– Intercâmbio entre o Brasil, Portugal e os países Angola, Guiné, Nigéria, Togo, Benin, Espanha, Holanda, França, Alemanha e Itália visando a operacionalização de um programa de cooperação cultural.

– Estimulo ao fluxo de turistas seletivo (etnólogos, antropólogos, historiadores, teólogos, botânicos, ambientalistas, jornalistas, filósofos, estudantes de todos os níveis, afro americanos e de países já expressamente interessados (como a Alemanha e U.S.A), e também turismo de consumo massivo.

– Possibilidade de alcançar um segmento de público específico e avançar num mercado ainda pouco explorado.

– Contribuição para o turismo étnico e cultural fortalecendo a imagem da Bahia com atividades valorosas que atraiam esse público.

– Inclusão da mostra cultural Bahia Profunda no calendário das festividades oficial de Salvador.

Tabuleiro da Baiana

Ponto avançado do programa Bahia Profunda em Lisboa, o Tabuleiro da Baiana é um centro de promoção artística, cultural e científica da Bahia na Europa. Com ações previstas ao longo do ano inteiro, é no Tabuleiro da Baiana que se efetivará toda a articulação necessária para a realização da grande mostra cultural do Bahia Profunda. Com programação artística, cultural, ações de formação e difusão de conhecimentos tradicionais e científicos, o Tabuleiro da Baiana, com funcionamento regular de segunda a sexta-feira, deverá reunir público, imprensa, produtores culturais, agentes turísticos, intelectuais, escritores, artistas, compositores, cantores, pesquisadores culturais e todos quanto se sintam atraídos a adquirir informações e conhecimento sobre arte, cultura, meio ambiente e gastronomia da Bahia.

O plano de execução é estruturado de forma a prever a realização de estágios intermediários de articulação e produção antes da grande mostra cultural Bahia Profunda. A primeira etapa do projeto, a ser realizada em 2023 é chamada de “Anunciação do Bahia Profunda” e contempla a realização do dois eventos voltados para potenciais investidores, poderes públicos, intelectuais e formadores de opinião. A intenção é dar o primeiro passo na formação de uma rede em torno do projeto. Através de um espetáculo artístico que conta com a mediação de Mateus Aleluia, os eventos apresentarão o conceito do projeto. Nesta ocasião será lançado o site do projeto onde será possível conhecer em detalhes a proposta, bem como sue plano de execução e financiamento.

A segunda etapa prevista se chama Tabuleiro da Baiana e será realizada em Lisboa. O Tabuleiro da Baiana será uma versão reduzida da Mostra Cultural e durante dois dias oferecerá, em um local fixo, um programação cultural diversificada, contemplando espetáculos musicais, exposição, dança, projeção de filmes, espaços de conversa acerca de temas relevantes em torno das culturas em diáspora. Para esta etapa do projeto buscaremos a representação institucional e cultural de países europeus e africanos, uma consolidação da rede de cooperação proposta pelo programa. A intenção é oferecer uma prévia do ambiente de diálogo proposto pelo projeto, e a partir dele refletir o entrelaçamento de culturas e o que surge desse encontro.

2023
Anunciação Bahia Profunda
São Paulo e Coimbra

2024
Tabuleiro da Baiana
Lisboa

2025
Festival Bahia Profunda – Edição Bahia

O plano de financiamento prevê o aporte de investimentos em diferentes categorias: Sênior Plus, Sênior, Master, Apoio. Para cada categoria incidem diferentes formas de contrapartida que vão desde a assinatura do evento, à viabilidade da marca da instituição/empresa, espaços de apresentação e comercialização, além das campanhas publicitárias e a comunicação do projeto. O orçamento global do Bahia Profunda, compreendendo suas cinco ações de ativação e a realização da Mostra Cultural Bahia Profunda no Brasil é de R$ 3.062.000,00 (três milhões sessenta e dois mil reais). O financiamento pode ser feito através das Leis de Incentivo à Cultura em âmbito brasileiro, através dos programas de cooperação internacional, além de financiamento direto.

Categoria Sênior Plus:
Contrapartidas: Assinatura do palco principal, espaço de mídia privilegiado, ações de marketing e merchandising diferenciadas, presença da marca em toda a comunicação do evento.
Categoria Sênior:
Contrapartidas: Espaço de mídia privilegiado, ações de marketing e merchandising diferenciadas, presença da marca em toda a campanha de comunicação do evento em nível internacional.
Categoria Master:
Contrapartidas: Espaço de mídia, ações de marketing e merchandising diferenciadas, presença da marca em toda a campanha de comunicação do evento em nível internacional.
Categoria Pleno:
Contrapartidas: Espaço de mídia, presença da marca em toda a campanha de comunicação do evento em nível internacional.

O plano de execução é estruturado de forma a prever a realização de estágios intermediários de articulação e produção antes da grande mostra cultural Bahia Profunda. A primeira etapa do projeto, a ser realizada em 2023 é chamada de “Anunciação do Bahia Profunda” e contempla a realização do dois eventos voltados para potenciais investidores, poderes públicos, intelectuais e formadores de opinião. A intenção é dar o primeiro passo na formação de uma rede em torno do projeto. Através de um espetáculo artístico que conta com a mediação de Mateus Aleluia, os eventos apresentarão o conceito do projeto. Nesta ocasião será lançado o site do projeto onde será possível conhecer em detalhes a proposta, bem como sue plano de execução e financiamento.

A segunda etapa prevista se chama Tabuleiro da Baiana e será realizada em Lisboa. O Tabuleiro da Baiana será uma versão reduzida da Mostra Cultural e durante dois dias oferecerá, em um local fixo, um programação cultural diversificada, contemplando espetáculos musicais, exposição, dança, projeção de filmes, espaços de conversa acerca de temas relevantes em torno das culturas em diáspora. Para esta etapa do projeto buscaremos a representação institucional e cultural de países europeus e africanos, uma consolidação da rede de cooperação proposta pelo programa. A intenção é oferecer uma prévia do ambiente de diálogo proposto pelo projeto, e a partir dele refletir o entrelaçamento de culturas e o que surge desse encontro.

2023
Anunciação Bahia Profunda
São Paulo e Coimbra

2024
Tabuleiro da Baiana
Lisboa

2025
Festival Bahia Profunda – Edição Bahia

O plano de financiamento prevê o aporte de investimentos em diferentes categorias: Sênior Plus, Sênior, Master, Apoio. Para cada categoria incidem diferentes formas de contrapartida que vão desde a assinatura do evento, à viabilidade da marca da instituição/empresa, espaços de apresentação e comercialização, além das campanhas publicitárias e a comunicação do projeto. O orçamento global do Bahia Profunda, compreendendo suas cinco ações de ativação e a realização da Mostra Cultural Bahia Profunda no Brasil é de R$ 3.062.000,00 (três milhões sessenta e dois mil reais). O financiamento pode ser feito através das Leis de Incentivo à Cultura em âmbito brasileiro, através dos programas de cooperação internacional, além de financiamento direto.

Categoria Sênior Plus:
Contrapartidas: Assinatura do palco principal, espaço de mídia privilegiado, ações de marketing e merchandising diferenciadas, presença da marca em toda a comunicação do evento.
Categoria Sênior:
Contrapartidas: Espaço de mídia privilegiado, ações de marketing e merchandising diferenciadas, presença da marca em toda a campanha de comunicação do evento em nível internacional.
Categoria Master:
Contrapartidas: Espaço de mídia, ações de marketing e merchandising diferenciadas, presença da marca em toda a campanha de comunicação do evento em nível internacional.
Categoria Pleno:
Contrapartidas: Espaço de mídia, presença da marca em toda a campanha de comunicação do evento em nível internacional.

Designed by Adriano Marques and Tiago Ribeiro. Fotografias: Vinícius Xavier.