Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!
Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!
Realização: Cada Macaco No Seu Galho / Garimpo Música / Sanzala Cultural Produzido por: Mateus Aleluia e Ubiratan Marques Direção Artística: Mateus Aleluia e Soraia Oliveira Direção Musical: Mateus Aleluia Produção Executiva: Soraia Oliveira
Realização: Maianga / Sanzala Cultural Produzido por: Alê Siqueira Edição Digital: Alê Siqueira Masterização: Classic Master / Carlos Freitas Assistente de gravação: Allison Vines Gravado no Estúdio Gargolândia.
Evocando a força dos encantados dos muitos Brasis que nos compõem, Mateus cruza tempos e espaços para nos lançar no futuro que nasce a cada dia, tecendo, com sua expressão Afrobarroca, uma trama delicada que reflete uma das culturas mais complexas e ricas do mundo: a cultura brasileira. Apresentado em formato de podcast, o programa revela, através da mística musical característica do cantor, sutis articulações entre sensibilidade, memória e ação. Seis episódios inéditos compõem a série de podcasts “O canto dos recuados – o afrobarroco em palestra musical”. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
[Ficha Técnica]:
Idealização: Mateus Aleluia
Direção Artística e Produção Executiva: Tenille Bezerra
Roteiro: Mateus Aleluia e Tenille Bezerra
Edição: Tenille Bezerra e Tadeu Mascarenhas
Identidade Visual: Tiago Ribeiro
Gravado e mixado por Tadeu Mascarenhas no Estúdio Casa das Máquinas.
Salvador, 2021.
Produzido por Tenille Bezerra.
Uma produção Sanzala Artística e Cultural, Talismã Filmes e Estúdio Casa das Máquinas.
A Opereta Sacro Profana é um espetáculo dramatúrgico-musical que aborda a chegada dos povos africanos ao Brasil e as dinâmicas culturais que se deram entre eles, os povos indígenas originários e os povos europeus. Concebida por Mateus Aleluia a OPERETA SACRO PROFANA é uma ode sensível às trocas culturais que forjaram a cultura brasileira, baiana em particular. A OPERETA SACRO PROFANA é uma experiência artística que aborda o diálogo entre as culturas tendo em sua constituição sensível o diálogo entre as linguagens artísticas. Por meio da música, do canto, da dança, da poesia, da performance e das artes visuais a Opereta Sacro Profana, toma a liberdade de caracterizar-se, em sua originalidade, como um instrumento para a socialização das manifestações das culturas afro – indígena e brasileira barroca. Este musical foi o primeiro projeto desenvolvido por Mateus Aleluia no seu regresso de mais de duas décadas vivendo em Luanda, foi apresentada uma vez em caráter experimental em Salvador, no Teatro do IRDEB em 2004.
O recital Canto dos Recuados – AfroBarroco em Palestra Musical tem sua exibição em forma de palestra sobre cultura afro-barroca e sua expansão humana para o Brasil com enfoque na temática da cultura africana, sua miscigenação com a cultura barroca trazida pelos europeus e com a cultura autóctone indígena, buscando sensibilizar o público para uma abordagem consciente sobre a história de um povo oriundo do continente africano e seu legado para o Brasil.
Um livro-tributo sobre o trio vocal “Os Tincoãs”, que acompanha três discos remasterizados do grupo.
[Ficha técnica]
Planejamento e Concepção do projeto:
Mateus Aleluia, Monyca Motta, e Paula Hazin
Supervisão Artística e Direção:
Mateus Aleluia
Concepção Artística e Curatorial:
Gringo Cardia
Realização:
Sanzala Artística Cultural
Patrocínio:
Natura, Fazcultura, Secretaria da Fazenda, e Secretaria da Cultura